Desde já vou adiantando que condeno qualquer uso deste artigo para prejudicar alguém e gostaria que esta informação não fosse compartilhada pelos leitores com alguém que tenha más intenções. Agradeço a quem tiver esta preocupação.
Os exemplos abaixo são comuns em casos que precisamos da senha:
1. Para continuar o trabalho de um administrador de rede (babaca) que perdeu o serviço de manutenção de um servidor e não deu a senha de root. Já aconteceu comigo. Um otário, querendo complicar minha vida, não deu a senha do root para o DONO DO COMPUTADOR, mas eu quebrei e ganhei o cliente (espero que ele leia este artigo, hehehe);
2. Para resolver um problema de invasão, quando alguém descobre a senha do root, muda, e passa a brincar com o seu servidor;
3. Quando você usou um teclado ruim para mudar a senha do root. Já aconteceu comigo também. Mudei uma senha de root remotamente num PC cujo teclado não funcionava a tecla "7". É claro que mesmo pedindo confirmação, digitei a senha errada (sem saber) duas vezes e assim ficou. No dia que tentei entrar diretamente no servidor a senha não funcionava;
4. A mais comum: quando esquecemos a senha.
Na verdade, para quebrar a senha do root temos que editar o arquivo /etc/shadow e apagar os caracteres referentes a senha do root. É SÓ ISSO E PRONTO! O que disserem a mais é perda de tempo. Já vi vários artigos pela internet falando de outras coisas, mas o resumo é este: ALTERAR O /etc/shadow.
Para isso você deve dar o boot por uma distribuição live ou um disquete. Neste artigo vou dar o exemplo de uma distribuição live. Pode ser Ubuntu, Kurumin ou qualquer outra. No meu caso usei o Conectiva Live 10.
As distribuições live já montam a partição referente ao HD da máquina, mas a maioria monta como "somente leitura", ou seja, você pode ver os arquivos mas não pode salvar nada. Temos então que alterar esta propriedade para permitir leitura/gravação. Ou você faz isso pelo modo gráfico facilmente, ou desmonta e monta de novo, que foi o que fiz.
Para desmontar use o comando umount /dev/hda2 (troque o /dev/hda2 para a sua partição). Para montar use o comando:
# mount /dev/hda2 /mnt/hda2_linux (/mnt/hda2_linux pode ser qualquer outro diretório)
Após a partição montada você já poderá editar o arquivo shadow e apagar a senha criptografada do root. No meu caso, a partição do HD ficou em /mnt/hda2_linux. O caminho para editar o arquivo de senhas é /mnt/hda2_linux/etc/shadow.
ATENÇÃO: Não confundir com /etc/shadow. Com o CD live, esta é apenas uma pasta e um arquivo virtual. Como a partição do HD foi montada dentro de um diretório (/mnt/hda2_linux) você deve editar o arquivo da partição montada e não os da distribuição live. Leia um pouco sobre montagem de partições para maiores esclarecimentos.
Para apagar a senha criptografada do root, entre no arquivo shadow, procure a linha do root e apague todos os caracteres entre o primeiro ":" (dois pontos) e o último. Exemplo:
Linha original do arquivo:
root:$1$CLDZNZCB$PbOINV7W3sMIvlaTsrkLi1:13360:0:99999:7:::
Linha modificada (sem a senha):
root::13360:0:99999:7:::
Depois disso é só reiniciar o PC normalmente e logar como root. Ele não pedirá a senha. Você deve, é claro, definir sua senha logo após o login através do comando passwd.
Resumindo e repetindo o que eu disse no começo deste artigo, para remover a senha do root, basta editar o arquivo shadow e apagar os caracteres referentes a senha. Toda aquele processo de montagem e desmontagem é apenas para dar permissão de gravação no arquivo shadow.
-=|:| Categorias |:|=-
- 3ds max (11)
- Animação (26)
- Anime (273)
- antivirus (16)
- Arquivos PSD (1)
- Audio (2)
- Avatar (3)
- Bleach (37)
- Celular (9)
- cinema (3)
- Comédia (1)
- comentários (3)
- Conteúdo infantil (53)
- curiosidades (9)
- Curso (1)
- desenhos (3)
- dicas (18)
- Doar (1)
- Dragon Ball (1)
- Dragon Ball KAI (65)
- E-books (7)
- Emuladores (4)
- filmes (278)
- imagens (4)
- Jogo Celular (4)
- jogos (421)
- Jogos de Ação (2)
- Mangá (7)
- Naruto Shippuuden (35)
- Photoshop (4)
- piadas (30)
- programas (203)
- Revistas (5)
- Seriados (9)
- Simulador (4)
- web designer (8)
-=|:| Arquivos do Blog |:|=-
-
▼
2008
(140)
-
▼
set. 2008
(19)
- PCStitch Pro 8.03.007
- Nero 9.0.9.4b Super lançamento Multilinguagem [ po...
- Delicious 2 Deluxe PT-BR
- Lindas Imagens
- Coleção de Wallpapers de Games
- Kaspersky Internet Security 7.0.0.125 PT-BR
- KIS7: Kaspersky Internet Security 7.0.1.325 PT-BR
- i3Theme - Template para Blogspot 3 colunas
- Curso completo - 3D Max
- Hiren's BootCD 9.3
- Redefinir Senha de administrador do Windows Vista
- BiteFight
- Num comício daquela pequena cidade dizia o prefeito:
- A prova de que o sexo feminino é o grande culpado ...
- A sogra
- Jogo Irritante
- Teste de QI - para que lado ela se move?
- Como remover ou alterar a senha root (linux)
- BiteFight
-
▼
set. 2008
(19)
Como remover ou alterar a senha root (linux)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-=|:| Pesquisar |:|=-
Pesquisa personalizada
-=|:| Aviso |:|=-
Atenção: Todos os links contidos em nosso site estão disponíveis e foram retirados da própria Internet, não sendo de responsabilidade dos administradores do site o upload de nenhum arquivo aqui presente. Quaisquer arquivo que estiver protegido por alguma lei deve permanecer, no máximo, por 24 horas em seu computador, devendo após esse período ser deletado.
Portanto os arquivos aqui presentes devem ser utilizados apenas para teste, sendo dever do utilizador deletá-lo ou então comprá-lo.
Além disso, os arquivos baixados pela internet são de responsabilidade exclusiva do usuário, isentando totalmente os administradores, webmasters e quaisquer pessoa ligada à este site. Ao utilizar o site, o usuário tem total conhecimento e aceita estes termos acima referidos.
Portanto os arquivos aqui presentes devem ser utilizados apenas para teste, sendo dever do utilizador deletá-lo ou então comprá-lo.
Além disso, os arquivos baixados pela internet são de responsabilidade exclusiva do usuário, isentando totalmente os administradores, webmasters e quaisquer pessoa ligada à este site. Ao utilizar o site, o usuário tem total conhecimento e aceita estes termos acima referidos.
0 comentários:
Postar um comentário